Como enfrentar o fim de ano sendo uma pequena empresa

Ainda faltam alguns meses para o final do ano, mas para a maioria das empresas essa reta final requer planejamento e preparação financeira. O cenário este ano está particularmente complicado com uma eleição totalmente incerta e a instabilidade política apenas complica as coisas.

Como uma pequena empresa, se você possui funcionários, não deixe de calcular já todos os seus gastos com décimo terceiro salários e férias. Saber desde agora o que está previsto e antecipar os gastos inevitáveis é a forma mais saudável de fazer essa provisão. O ideal é já bater um papo com seu contador e adiantar o assunto.

Reveja também suas metas e calcule sua projeção prevendo uma baixa de produtividade nas últimas semanas do ano. Poucas empresas levam em consideração que inevitavelmente as empresas desaceleram, muitas vezes por conta de férias de colaboradores (internos e externos) que são necessários para alguma atividade ou tarefa. O interessante de levar isso em consideração é focar toda a energia das equipes na primeira semana de dezembro, para adiantar os dias de trabalho que são mais devagares no fim do mês.

Outro ponto quase sempre ignorado são as despesas com festas para funcionários e presentes corporativos. As empresas que conseguem organizar seus eventos por agora, conseguem descontos e preços mais em contas, tanto no aluguel do espaço, quanto nas lembranças que são distribuídas internamente e para clientes.

Além disso, se sua empresa for das mais adiantadas, já está pensando em ter toda a documentação organizada para o fechamento do ano. Ter tudo arquivado agora significa não perder tempo inútil depois.

O importante é ficar atento e não ser pego desprevenido. O pior que pode acontecer para um departamento financeiro de uma pequena empresa, é começar o ano com resquícios de problemas do ano anterior para resolver. Organize-se desde agora para um 2015 de crescimento e sucesso.

Fonte: Administradores

Ainda sem respostas

Leave a Reply